terça-feira, 19 de outubro de 2010

Especialista em Tecnologia do Bambu ministra Workshop em Araxá


Mais de 100 pessoas conferiram técnicas de plantio, colheita e comercialização da planta

O evento foi realizado nesta quinta-feira (14) no Clube Araxá e reuniu estudantes de agronomia, proprietários rurais e empresários. O projeto que é uma realização da Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias juntamente com o SEBRAE- MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) e deverá ter continuidade com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

O objetivo do workshop foi esclarecer dúvidas quanto às inúmeras possibilidades de aplicação do bambu que hoje pode ser utilizado desde o alimento até a construção de casas, e posteriormente, incentivar a nova cultura na região. A especialista Mônica Smits, diplomada em Tecnologia em Bambu, graduada em Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial e mestre em Engenharias de Materiais, afirma que o Brasil ainda está distante da realidade vivenciada na China: “Hoje a China reaproveita cada etapa do bambu e faz disso uma forma de sustento e ainda de preservação do meio ambiente. Nós precisamos avançar um pouco mais e conhecer esta planta que já está substituindo a madeira em diversas aplicações”, afirma.

Na oportunidade, os participantes puderam obter informações também como os custos da produção do bambu. Além disso, foram disponibilizados aos presentes, parcerias com a Prefeitura, o SEBRAE e a EPAMIG para que Araxá futuramente possa investir na comercialização do bambu.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, falou sobre a importância que a cultura do bambu pode trazer para o desenvolvimento e crescimento de Araxá: “Nós pudemos ver hoje que o bambu tem sido uma excelente obra-prima nos setores industriais, na construção civil, no setor têxtil e até mesmo alimentício. Com certeza é um produto que poderá ser responsável pela economia de uma cidade sem nos esquecermos da preservação ambiental”, completa.