quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Alda Sandra ministra palestra em Ouro Preto


Alda Sandra ao lado do professor e turismólogo da Ufop Bruno Pereira Bedim 

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias foi escolhida para apresentar o trabalho que a PMA está realizando no setor turístico de Araxá


O público presente no evento foi de cerca de 600 pessoas
 
Com o tema “Planejamento Turístico nos Municípios”, a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, ministrou uma palestra no EMETUR 2010 (Encontro Mineiro de Estudantes de Turismo). Ela falou sobre o cenário atual de Araxá e o trabalho que vem sendo realizado à frente da secretaria.
O evento foi realizado através da Completur Jr (Empresa Jr de Projetos de Eventos e Consultoria Empresarial), em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto durante a Semana de Turismo da UFOP, juntamente com o EMETUR e o Seminário de Pesquisa e Extensão em Turismo da UFOP, que teve como tema “A Ética no Turismo para a Construção do Desenvolvimento Econômico e Social”. O encontro foi realizado entre os dias 18, 19 e 20 de novembro na cidade histórica de Ouro Preto e contou com a participação de mais de 600 pessoas, entre elas, estudantes, pesquisadores e importantes profissionais de diversas áreas do Turismo.
Entre os assuntos abordados no encontro, foram discutidas as exigências estruturais e mercadológicas para a realização da Copa do Mundo no país em 2014 e para as Olimpíadas em 2016. Palestrantes do Ministério do Turismo, da Embratur e do Convention de Belo Horizonte fizeram parte da programação do evento.
Araxá se destacou no evento como modelo de gestão e exemplo a ser seguido pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no setor. Diversos projetos que estão sendo realizados na cidade foram apresentados e aplaudidos pelo público presente. Segundo a secretária, uma oportunidade de divulgar o destino Araxá e mostrar que o turista quando vem à cidade se encanta porque todo um trabalho é feito para que isto aconteça: “Araxá é uma cidade que tem vocação para o turismo e o trabalho que estamos fazendo é resgatar e potencializar ações que aumentem o fluxo do turista em nossa região e faça com que ele sinta-se em casa quando nos visitar”, completa.
O professor doutor em geografia e turismólogo Bruno Pereira Bedim foi o mediador da palestra e elogiou o trabalho realizado pela Secretaria. Segundo, ele, é difícil encontrar um projeto de planejamento com esta estrutura executado pela Prefeitura e que tenha à frente uma mulher. “A presença feminina nos cargos de confiança do governo tem gerado excelentes resultados. E graças ao trabalho da Alda, Araxá está melhorando o seu setor turístico e isso é perceptível a cada dia que visitamos a cidade”, finaliza.


 

Encontro da Feliz Idade será realizado em Araxá


A expectativa dos organizadores é de que mais de 1500 pessoas participem do evento

Esta semana, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias Alda Sandra Barbosa Marques esteve com os organizadores do Encontro Feliz Idade e com os representantes da rede hoteleira de Araxá. A proposta da reunião foi negociar e fechar parcerias para a realização do evento na cidade.
Na oportunidade, os organizadores do Encontro, José Daniel Moura de Souza e Neuza Massote exibiram um vídeo com imagens dos 26 eventos que já foram realizados em cidades como Olímpia, São Lourenço, Águas de Lindóia, Caldas Novas, Campos do Jordão, Poços de Calda e também, uma edição em Araxá. Segundo eles, a expectativa é de que mais de 1500 pessoas de 15 estados participem do encontro.
A secretária Alda Sandra Barbosa Marques, disse que este é um evento que pode contar com o apoio da Prefeitura e Secretaria visto que sua proposta é proporcionar saúde e bem estar à melhor idade: “Com certeza a cidade de Araxá tem muito a oferecer a este público que busca a tranquilidade e o bem estar através de caminhadas, atividades físicas, lazer e uma alimentação diferenciada. Nós ficamos felizes em voltar a receber este evento na cidade com a certeza de que as expectativas dos participantes serão superadas”, completa.
Para José Daniel, Araxá é uma cidade que está pronta para receber o turista da terceira idade: “A beleza e a história de Araxá tem tudo a ver com o evento. É uma cidade que está muito bem cuidada, arborizada, limpa e ainda possui um clima agradável e acessibilidade. E isso é tudo o que o nosso público precisa”.
O 28ª encontro Feliz Idade já tem data definida e vai acontecer entre os dias 11 a 15 de abril de 2011, com uma programação intensa de atividades, shows e apresentações.

Turismo de Negócios é pauta de reunião em Araxá


Membros de associações e presidentes de instituições do setor turístico discutiram ações que ainda precisam ser executadas pelo Projeto

Na última quarta-feira (27), o SEBRAE MG (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) juntamente com a Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o Araxá Convention & Visitor Bureau e o Circuito da Canastra, estiveram reunidos mais uma vez para avaliar as ações do planejamento estratégico referente ao projeto Turismo de Bem Estar e Negócios de Araxá.
Na oportunidade, foram levantados os eventos e acontecimentos já realizados na área de Bem Estar, porém, segundo os presentes, ainda faltam muitas ações para tornar real o turismo de Negócios.
Para a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, este é um trabalho que não pode ser deixado de lado. Segundo ela é preciso um monitoramento maior das ações e um envolvimento mais sério com o projeto: “Nós precisamos trabalhar o turismo de Bem Estar e Negócios paralelamente até porque um depende do outro. Muitos pais de família viajam a negócios buscando também o entretenimento, o lazer e o descanso para os seus familiares e acompanhantes. Além disso, esse trabalho de integrar as duas atividades precisa acontecer inclusive para gerar uma maior procura pelos hotéis e o comércio local”.
O consultor do SEBRAE- Araxá Otávio Gomes de Menezes Neto afirma que é preciso avaliar se o Planejamento Estratégico elaborado está tendo funcionalidade. Segundo ele, as ações precisam gerar retorno. “Nós precisamos fazer um estudo e avaliar se a proposta está de acordo com a realidade, senão, temos que nos reunir e refazer o Planejamento com ações que realmente tragam resultados”, completa.
Desde o início do ano, o Trade Turístico juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, o COMTUR, o Araxá Convention & Visitor Bureau e o Circuito da Canastra estão participando de reuniões para promover as ações planejadas juntamente com a consultora e doutora em Administração, e especialista em Estratégia, Aprendizagem Organizacional e Empreendedorismo, Maria Elisa Brandão. 
E para continuar o trabalho e gerar novos resultados, o SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo irão continuar o Projeto, auxiliando as instituições e formatando novas parcerias para que o setor alcance novos resultados. A proposta é de que no próximo mês, o consultor Elton de Mattos Silva venha a Araxá com o objetivo de realizar um trabalho com toda a equipe para redirecionar as ações do Turismo de Negócios e iniciar o ano de 2011 já com novos projetos para alavancar o setor.