segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Araxá marca presença na ABAV


A feira é considerada a maior das Américas

Entre os dias 20 a 22 de outubro, aconteceu no Rio de Janeiro o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagem e a Feira das Américas ABAV 2010. O evento é considerado a maior feira de turismo da América Latina e principal ponto de encontro para nomes, marcas e negócios do segmento turístico.

Este ano o evento cresceu e registrou 800 empresas expositoras com uma média de 24 mil visitantes. Ao todo, 48 países participaram reafirmando mais uma vez a importância do evento.

A cidade de Araxá marcou presença no stand de Minas Gerais através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias e também do Araxá Convention & Visitors Bureau. O espaço com 350 m² foi estruturado com uma típica cozinha  mineira, com fogão a lenha e utensílios característicos das grandes fazendas do interior do Estado. De acordo com a secretária Érica Drumond, no estande de Minas Gerais os agentes de viagens, convidados e participantes do evento puderam experimentar os sabores da gastronomia mineira, degustando um café sempre fresquinho e conhecendo a variedade de roteiros e produtos turísticos que o Estado oferece. “Trouxemos para a ABAV a gastronomia que o Brasil já conhece, uma forma diferente de encantar, expressando as cores, os sabores, e os aromas de cada região do nosso Estado” ressaltou Érica Drumond.

Durante o evento, a Secretária Alda Sandra Barbosa Marques, a presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau Júnia Dettoni e a turismóloga Fernanda Araújo fizeram diversos contatos e divulgaram os potenciais turísticos específicos de Araxá, mostrando as tradições e os atrativos que a cidade oferece. Na oportunidade, Alda Sandra pôde conversar com empresários e também com a Secretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, Érica Campos Drumond, sobre vários projetos para Araxá na área de turismo.

Para a secretária Alda Sandra, a Feira das Américas e o Congresso ABAV são essenciais na divulgação do município, visando aumento na procura pelos destinos: “O evento é uma grande oportunidade de negócio. Através dele, o setor turístico faz contatos importantes, estreitando o relacionamento entre o público e privado, gerando novas oportunidades de parcerias e fornecendo informações importantíssimas aos agentes e profissionais do turismo”, completa.

Araxaense concorre na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

O filme XC Open World Series 2009 está entre os 12 selecionados para a grande final

Entre os próximos dias 21 a 24 de outubro, acontece no Rio de Janeiro mais uma edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha, um festival que contempla a aventura, o meio ambiente e os esportes de montanha.
Este ano, a Mostra Competitiva apresentará também o cenário mineiro com destaque para Araxá, visto que o filme XC- Open World Series 2009- Mundial de Paragliding produzido e dirigido pelo araxaense Juliano Guerra está entre os finalistas do Festival. O vídeo mostra o Campeonato mundial de parapente realizado na cidade, considerada um dos melhores locais do mundo para se voar. No filme, atletas de outros países falam sobre o potencial da região para o esporte e o turismo de aventura.
Para o diretor Juliano Guerra, as expectativas já foram superadas: “Estou muito feliz por estar participando da final até porque é um festival bastante esperado pelo público brasileiro com uma repercussão muito grande. Com certeza esta é uma oportunidade de fazer contatos e mostrar a cidade para o Brasil e o exterior”, completa.
Segundo Juliano, a cada ano que passa, a qualidade das produções aumenta. Ele afirma que o fato de estar concorrendo com filmes produzidos pela Globo e ESPN é um orgulho: “Foram cerca de 100 filmes inscritos e agora estou concorrendo com filmes de grandes produtoras. É muito bom saber que mesmo com poucos recursos de câmera e material de edição, consegui classificar a minha produção graças ao trabalho e dedicação que tive a este projeto”.
A viagem do diretor e do cinegrafista ao Festival conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Araxá através do apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. A secretária Alda Sandra Barbosa Marques destaca a importância da aprovação do repasse de verba na Câmara Municipal. Segundo ela, a divulgação que a cidade terá no evento, poderá contribuir com o fomento do turismo na região: “Esta é uma oportunidade de mostrar as belas riquezas naturais que existem aqui na cidade. O vídeo será exibido para brasileiros e também estrangeiros que poderão através do filme conhecer o potencial turístico de Araxá, e isso é uma grande estratégia, principalmente, para este público seleto, que viaja pelo mundo em busca de montanhas e atrativos turísticos diferenciados para produzirem seus filmes”, afirma.
A exibição dos filmes que estão concorrendo acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de outubro. Serão premiados os filmes eleitos pelo júri oficial e popular, nas categorias Melhor filme; Melhor diretor; Melhor fotografia; Melhor montagem e, Melhor filme escolhido pelo público. A premiação acontece no dia 24 às 21h30 no cinema Odeon Petrobras. Os filmes brasileiros premiados serão projetados também em outros países através do Banff Mountain Film Festival que está interligado à Mostra Internacional.