segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hotelaria, imprensa e empresários se reuniram em Araxá

A proposta foi discutir assuntos relacionados ao turismo local e à Copa 2014
O vice-presidente da CNTur Paulo Pedrosa, a secretária Alda Sandra e o presidente do Sindhorb Mário Marques acreditam que é preciso união entre os empresários para qualificar o setor turístico

Na última sexta-feira (06), o vice-presidente da CNTur (Confederação Nacional do Turismo) e presidente da FHOREMG (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Minas Gerais), Paulo César Pedrosa esteve em Araxá a convite da Sindhorb (Sindicato do Comércio Hoteleiro, Bares, Lanchonetes, Restaurantes, Turismo, Hospitalidade e Similares do Planalto de Araxá) para uma entrevista coletiva. Além da imprensa local e de empresários de diversos setores, também esteve presente a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques.

Na oportunidade, entre os assuntos discutidos, a possibilidade de se formar parcerias para criar em Araxá uma instituição que ofereça cursos de capacitação para os profissionais da área de turismo. Segundo Paulo, os cursos ofertados na maioria das escolas, muitas vezes são caros, por isso, a proposta de melhorar os custos e até mesmo oferecer cursos gratuitos visando uma melhor qualificação dos profissionais do setor. Segundo ele, essa preparação se deve não só à Copa como também ao aumento do número de turistas no país. “O Brasil, hoje, é considerado o país com melhor hospitalidade e melhores ofertas de destino, é um país que está na moda. Estamos vivendo um momento espetacular e por isso precisamos aproveitar esta fase”, completa.

Para 2014, a expectativa é de que o Brasil receba cerca de 400 mil turistas, afirma Paulo. Ele acredita que ainda há muito que se fazer até a Copa. “A deficiência em transporte, hotelaria e atendimento ao turista acontece em todo o Brasil mas, precisamos reverter essa situação”.

A Secretária Alda Sandra Barbosa Marques finalizou falando sobre o trabalho que já está sendo realizado para inserir Araxá como base camp da Copa e também sobre os projetos para melhorar e qualificar o atendimento ao turista: “A secretária do Turismo de Minas Gerais Érica Drumond está levando o nome de Araxá juntamente conosco para que consigamos receber uma delegação em 2014 e o nosso prefeito Dr. Jeová também está investindo no turismo. Cabe agora aos empresários, juntarem-se a nós para aderirmos juntos a essa qualificação profissional”, completa Alda.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza cursos de capacitação em artesanato

O projeto busca preparar profissionais, oferecendo a oportunidade de aumento de renda e satisfação profissional

A secretária Alda Sandra inaugura o projeto juntamente com membros da Secretaria e alunas da 1ª turma

Nesta segunda-feira começou o curso de capacitação em artesanato, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá. O projeto é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias e foi inaugurado oficialmente na última semana pela Secretária Alda Sandra Barbosa Marques no Adolescentro, no bairro Santo Antônio.

O Projeto “Estação Artesanato” visa capacitar inicialmente cerca de 20 pessoas através de oficinas com aulas teóricas e práticas, onde os freqüentadores dessas oficinas terão a oportunidade de aprender a fazer diversos tipos de artesanato. Todo o programa será subsidiado pela Prefeitura, oferecendo a oportunidade às artesãs de iniciarem suas produções nas próprias oficinas.

Alda Sandra destacou não só a questão da produção, como também a produção com qualidade. Segundo ela é preciso aproveitar esta oportunidade que está sendo oferecida para que as alunas possam aprender a fazer um produto diferenciado para o mercado: “Nós estamos abrindo o espaço para que os interessados tenham condições de aprender diversos tipos de artesanato e façam uma fabricação bem feita, com qualidade. A Secretaria irá acompanhar de perto este projeto porque quer que o artesanato de Araxá se destaque dos demais e atraia os olhos do turista”, acrescenta a Secretária.

A reunião serviu não só para esclarecer dúvidas quanto ao curso como também para divulgar os projetos que a Secretaria realiza, onde posteriormente, as futuras artesãs poderão expor e comercializar as peças produzidas por elas. As aulas terão início na próxima semana. O objetivo é de que o “Estação Artesanato” percorra diversos bairros da cidade, capacitando novas artesãs diariamente.

Araxá na Copa de 2014

A cidade é uma das candidatas a receber delegações para o Mundial de Futebol

Na última segunda-feira (19) a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques se reuniu com a Secretária Administrativa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Joana Havelange, no Rio de Janeiro com o objetivo de levar o nome da cidade de Araxá como opção atrativa para receber delegações na Copa de 2014.

Na oportunidade, a Secretária levou material publicitário e jornalístico, comprovando o potencial de Araxá não só em receber de forma diferenciada o turista, como também, na capacidade e estrutura para receber delegações. Na copa de 1958, na Suécia, Araxá foi um dos cenários responsáveis pela preparação da seleção brasileira, recebendo no Grande Hotel do Barreiro craques como o rei Pelé, Didi, Garrincha e Zagalo.

Segundo a secretária Alda Sandra este é um grande momento para inserir a cidade no cenário turístico brasileiro: “Araxá está se preparando diariamente para melhorar o atendimento ao turista, buscando sempre melhores condições de hospedagem e atrativos, oferecendo bem-estar a todos que nos visitam. Por este motivo, temos que aproveitar toda a divulgação que o Brasil está fazendo para atrair o turista e trazê-lo até a nossa cidade. Nossa capital, Belo Horizonte será uma das sedes da Copa de 2014 e Araxá também quer entrar nesta competição”.

A secretária administrativa da CBF, Joana Havelange diz que as expectativas são muitas para que Araxá entre nesta disputa. “O aeroporto da cidade é compatível para receber qualquer tipo de aeronave, o Grande Hotel tem uma estrutura excelente e a cidade não precisa ter um estádio para treinamentos, nós podemos construir um campo somente para os treinos da seleção que ficará hospedada na cidade”, completa. Joana aceitou o convite para conhecer a cidade e afirmou que em breve estará em Araxá, além disso, manterá a Secretaria informada em relação a todas as medidas e decisões que devem ser tomadas a partir da inscrição da cidade de Araxá e deste primeiro contato.

Reurbanização da avenida Antônio Carlos é pauta de reunião na PMA

Reuniões estão sendo realizadas com a proposta de apresentar o Projeto aos comerciantes, lojistas e taxistas da cidade
O prefeito Dr. Jeová e a secretária Alda Sandra esclarecem dúvidas e acatam sugestões para o início das obras

Na última semana, o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, se reuniram com taxistas e comerciantes de bancas de revistas e livros da avenida Antônio Carlos para apresentação do Projeto de Reurbanização Central e estudo de espaços provisórios para esses empresários durante a realização das obras.

Na oportunidade foram levantados questionamentos quanto ao fluxo de veículos na avenida e até mesmo sobre a implantação dos quiosques após a reforma. Algumas sugestões foram feitas pelos presentes.

Para o prefeito Dr. Jeová estas reuniões, a partir de agora, serão essenciais na implantação do projeto: “É preciso que todos conheçam o que estamos preparando para Araxá. Sem dúvidas, é uma proposta que busca valorizar a arquitetura e o comércio da cidade e por isso, estamos apresentando e pedindo o apoio de cada um", completa o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques afirma que esta etapa é essencial para que o projeto seja concretizado: “Nós sabemos que toda a mudança requer antes uma preparação, por isso, vamos ouvir a opinião dos comerciantes que são os que vivenciam o dia-a-dia do comércio da cidade”, afirma a secretária.

Novas reuniões estão sendo agendadas com empresários e artesãs para que ocorram apresentações da proposta de Reurbanização Central e também da Vila do Artesanato e a partir daí, as obras sejam iniciadas.

Artesãs recebem certificado

O curso de capacitação para Cooperativa de bijuteria e artesanato treinou cerca de 20 artesãs


A secretária Alda Sandra falando sobre a importância da união para que as artesãs consigam montar a cooperativa

Nesta última sexta-feira (26), aconteceu a solenidade de entrega de certificados para artesãs que realizaram o curso de capacitação para Cooperativa de bijuteria e artesanato. O projeto foi uma realização do SINE-MG (Sistema Nacional do Emprego) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. O curso foi realizado durante cerca de 40 dias e teve duas etapas, sendo elas a parte prática de aprendizado e também a parte teórica que visou orientar às participantes sobre as normas do cooperativismo.

A aluna e bordadeira Eloísa Paulínio da Silva comemora o aprendizado. Segundo ela, é preciso sempre fazer novos cursos para aprender novas técnicas e aperfeiçoar seu conhecimento, além disso, esta foi uma forma de reunir pessoas com o mesmo objetivo e visualizar um novo projeto, já que a proposta é montar agora uma cooperativa entre as participantes: “O curso foi muito produtivo. Com ele, esperamos ter uma nova oportunidade no mercado lançando nossa própria cooperativa”, afirma.

No encerramento, a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos que a Secretaria apóia, valorizando o artesanato de Araxá: “Nós temos o 4 estações, entre outros projetos, onde as artesãs poderão expor e comercializar seus trabalhos e temos também receberem o apoio que elas buscam para inserção no mercado. Cabe a elas se unirem para que essa cooperativa aconteça”, completa a secretária.

O curso teve a duração total de 160 horas e contou com o apoio da instrutora Evani Kipgen através de uma parceria com o ICBE (Instituto Cultural Boa Esperança). “As parcerias foram muito importantes para que pudéssemos realizar este curso e foi um desafio maravilhoso poder mostrar os benefícios que o artesanato traz ao ser humano. O trabalho de todas é feito com muito carinho e capricho e isto pode ser reconhecido na medida em que elas começarem a comercializar as peças, recebendo um retorno financeiro e também emocional”.

Arraial de São Domingos do Araxá

A organização do evento espera que cerca de 2 mil pessoas participem da festa diariamente
Do dia 30 de julho a 08 de agosto, acontece em Araxá o “Arraial de São Domingos”. O Projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. Esta é a 2ª edição do evento e visa promover a preservação cultural e religiosa, além de valorizar a comida típica regional e incentivar a solidariedade e a cidadania, envolvendo a Paróquia de São Domingos e as instituições filantrópicas da cidade.

Uma praça de alimentação foi montada especialmente para atender ao público nos 10 dias de evento. Comidas típicas como milho, bolos, doces, salgados, churrascos, caldos, canjicas e pão de queijo recheado serão algumas das delícias que os presentes poderão saborear, além disso, uma área de diversão foi montada especialmente para as crianças. Outras grandes atrações serão os leilões e as apresentações musicais e de dança que com muita animação marcará o "Arraial de São Domingos de Araxá" 2010.

O evento estará aberto ao público diariamente das 19h às 23h.

Segundo a organização do evento, a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas participem da festa diariamente. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra o Arraial é uma representação que deve entrar para o calendário de eventos da cidade: “A cidade de Araxá já teve o nome Arraial de São Domingos do Araxá e por este motivo, precisamos preservar a cultura de comemorar esta data com muita festa, paz e alegria. Enquanto estivermos na administração, o evento terá o nosso total apoio”, completa.

Reurbanização Central de Araxá está em andamento

Comerciantes da Olegário Maciel e artesãs conhecem as propostas do projeto de Reurbanização e da Feira de Artesanato


Na última quinta-feira (30), o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques se reuniram com as artesãs de Araxá e comerciantes instalados na rua Presidente Olegário Maciel. A reunião aconteceu com a proposta de apresentar o projeto de Reurbanização central da avenida Antônio Carlos e parte da Olegário Maciel, além do projeto Feira do Artesanato.

O prefeito dr. Jeová Moreira da Costa abriu as reuniões que aconteceram em sequência falando a sobre a importância do diálogo e da união para a concretização desses projetos. “Nós precisamos ter orgulho de morar em Araxá, sairmos na frente. Este projeto de reurbanização e calçadão é um projeto que já é realidade na Europa e nós podemos implantá-lo aqui, basta acreditarmos em nossa cidade, nos unirmos e corrermos atrás para que as coisas aconteçam”, completa o prefeito.

O projeto teve aceitação por praticamente todos os presentes a partir de agora, a próxima etapa será o detalhamento do projeto juntamente com a arquiteta Cíntia Honorato, responsável pela Feira de Artesanato e do arquiteto Gustavo Penna, responsável pela Reurbanização Central.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques está confiante e afirma que é preciso que esta reurbanização aconteça e assim, consiga oferecer mais atrativos aos moradores e também aos visitantes de Araxá: “Precisamos modernizar a cidade para que ela consiga encantar pessoas e atrair eventos, se tornando uma cidade bonita, funcional e competitiva”, completa Alda.

Na oportunidade o prefeito afirmou que o projeto já está em andamento. Segundo ele, várias conversas já foram realizadas para que seja feito o estudo da fiação subterrânea e também uma previsão de como serão as etapas das obras.

Reurbanização central de Araxá

PMA e CBMM fecha parceria para iniciar as obras da reurbanização da Antônio Carlos e Olegário Maciel

Da esquerda para a direita, a arquiteta Cíntia Honorato, a secretária Alda Sandra, as arquitetas Letícia Carneiro, Laura Penna e o responsável pelo projeto Gustavo Penna, o prefeito Jeová Moreira da Costa e o diretor administrativo da CBMM Antônio Gilberto

Na manhã da última quinta-feira (23), o prefeito Jeová Moreira da Costa juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, o engenheiro, Gustavo Penna e parte de sua equipe, se reuniram com o diretor administrativo da CBMM, Antônio Gilberto. A reunião foi realizada com o objetivo de apresentar à Mineradora a proposta de reurbanização da Av. Antônio Carlos e parte da Olegário Maciel, projeto este que irá reestruturar e valorizar os espaços históricos, arquitetônicos e comerciais instalados na área central da cidade. A empresa já fechou parceria e está apoiando o Projeto.

Para o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa esta realização marca o início de um ideal que é fazer de Araxá uma cidade melhor: “Araxá com certeza, a partir de agora será vista com novos olhares. Com essa parceria fechada nós já poderemos iniciar as obras e esperamos que no final de 2011 esse projeto tão importante seja inaugurado”, afirma o prefeito.

A secretária Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que esta parceria vem fortalecer um trabalho que já vinha sendo realizado anteriormente e que faz parte das prioridades do plano de governo da administração 2009/ 2012: “Esse trabalho é de uma equipe que quer ver Araxá crescer, se desenvolver e atrair a cada dia, empresas e turistas interessados em investir na cidade”, completa a secretária.

Lançamento Oficial do Projeto
Na tarde da sexta-feira o projeto foi lançado oficialmente às autoridades, empresários, representantes de classes e instituições. Na oportunidade o prefeito Jeová Moreira da Costa, a secretária de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Parcerias Alda Sandra, o secretário de Desenvolvimento Urbano João Bosco Borges, o presidente da Câmara Carlos Roberto Rosa e autoridades falaram sobre a concretização desse sonho.

O arquiteto responsável pelo projeto e por renomadas obras como a da revitalização do lago da Pampulha, Gustavo Penna, afirma que a partir desta realização, Araxá passa por um momento de transformação: “Temos à frente deste projeto anseios de uma sociedade com novos hábitos, novos desejos, por isso, precisamos estudar formas de levar comodidade aos moradores e pessoas que freqüentam a cidade”, completa. Segundo Gustavo, sua paixão pela cidade é antiga e por este motivo, o carinho foi redobrado na hora de estruturar a proposta: “Eu e minha equipe pesquisamos minuciosamente casarões e estabelecimentos comerciais centrais, buscando valorizar elementos essenciais na história da cidade. Foi aqui que o meu pai trabalhou. Eu tenho uma relação muito especial com Araxá e quero fazer o melhor para preservar a cultura da cidade, traduzindo o que há de melhor na cidade que são as águas e o minério”, afirma o arquiteto.

Antônio Carlos e Presidente Olegário Maciel




Na avenida Antônio Carlos, a reurbanização vai contemplar e valorizar a calçada, possibilitando uma melhor movimentação central para os pedestres. A calçada que se inicia na Igreja Matriz termina com um espelho d’água e no seu subsolo um teatro. Já na rua Presidente Olegário Maciel, o primeiro quarteirão será transformado em um calçadão onde as pessoas poderão transitar tranquilamente, fazerem suas compras e até mesmo vivenciar um momento de lazer e descontração.

MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO 4 ESTAÇÕES ACONTECE EM ARAXÁ

Evento reúne artesanato, cultura e gastronomia no Tauá Grande Hotel


Nos últimos dias 17 a 20 julho, aconteceu mais uma edição do Projeto 4 Estações. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de “Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias” com o apoio do Tauá Grande Hotel Termas & Conventions de Araxá.

Cerca de 50 expositores tiveram stands montados com “Produtos da Terra”, entre eles, artesanato, artes plásticas e alimentação. A mostra aconteceu no subsolo do Grande Hotel, permitindo assim, que turistas e moradores da cidade pudessem conhecer e comprar produtos produzidos na região.

A comerciante Márcia Helena Larquer Moneda afirma que o projeto a cada edição, tem trazido melhores oportunidades: “O 4 Estações é bom para todos nós porque a partir desta exposição mostramos nossos produtos, fazemos contatos e fechamos vendas. É também uma oportunidade para que não só os turistas do Grande Hotel, como os outros turistas que estão na cidade e toda a comunidade araxaense venha conhecer um pouco mais dos nossos produtos”.

Marli Maria de Souza Vieira comemora o sucesso do Projeto: “A equipe organizadora do projeto 4 Estações está de parabéns. Eu tive excelentes resultados, minhas vendas melhoraram em cerca de 50% depois que passei a expor minha produção aqui”, completa.

Cerca de 4 mil pessoas já passaram pelo local neste fim de semana e a expectativa é de que este número dobre nos próximos dias. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que o evento é um atrativo para o turista que passa as férias na cidade: “A iniciativa é muito boa porque facilita a vida daqueles que querem adquirir produtos de Araxá e muitas vezes precisam sair em diversos locais para adquiri-los e no 4 estações é diferente porque temos gastronomia, artesanato, doces e artes num só local”, completa a secretária.

O evento continua nos próximos dias 22 a 25 de julho, com entrada franca, diariamente, das 10h às 20h.

Consultor do SEBRAE MINAS visita a PMA

Especialista falou sobre o Projeto Turismo de bem-estar e negócios

O prefeito Jeová Moreira da Costa, o consultor do SEBRAE MINAS, Elton Mattos Silva e a secretária Alda Sandra

Na última terça-feira (13), o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, receberam o consultor do SEBRAE de Belo Horizonte, Elton de Mattos Silva. O motivo da visita foi um diagnóstico para acompanhar o trabalho de consultoria que vem sendo realizado pelo SEBRAE Araxá com o foco “Turismo de bem-estar e negócios”. O Projeto envolve grande parte do Trade Turístico da cidade e visa oferecer melhorias no atendimento ao turista de Araxá.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Jeová, está investindo e apostando no turismo como um dos grandes negócios de Araxá. Ele acredita que parcerias com instituições como o SEBRAE e também com os empresários da cidade podem sustentar o Projeto e gerar excelentes resultados: “Araxá tem seu potencial turístico, mas, precisa de atrativos para que os turistas visitem a nossa cidade. Vamos unir forças, gerando motivos para que esses turistas venham nos conhecer e saiam encantados daqui, sempre com a vontade de voltar”, afirma o prefeito.

O consultor especialista em desenvolvimento, implantação e monitoramento de indicadores de performance empresarial, Elton Mattos, diz que as expectativas são positivas para que este trabalho seja o reflexo de uma cidade com mais bem-estar e negócios: “Nós estamos realizando um trabalho diferenciado e queremos ver esta cidade linda que é Araxá, crescer e se desenvolver no turismo”, completa.

Segundo a secretária Alda Sandra, a principal proposta do projeto é surpreender o turista: “Nós queremos que a nossa cidade seja referência em qualidade no atendimento; em diferenciação no bem-estar; em atração através da nossa fantástica gastronomia, e, por isso, estamos trabalhando para nos tornarmos referência no cenário brasileiro, aumentando a cada ano, a preferência entre os roteiros turísticos”.



Workshop Turismo de Bem-Estar é realizado em Araxá

Empresas e instituições estiveram presentes na tarde para pontuar ações e discutir os caminhos do Projeto

A secretária Alda Sandra falando da importância do trabalho dos membros do Trade para a concretização do Projeto

Na última quarta-feira (14), o SEBRAE MG (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) juntamente com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias promoveu mais um Workshop com o objetivo de monitorar e avaliar as ações do planejamento estratégico referente ao Projeto Turismo Bem-Estar de Araxá.

Desde o início deste ano, participantes do Trade Turístico estão realizando pesquisas de satisfação, firmando parcerias e promovendo workshops, seminários e consultorias para implementar o Projeto em Araxá. A consultora doutora em Administração e especialista em Estratégia, Aprendizagem Organizacional e Empreendedorismo, Maria Elisa Brandão, é a responsável pelo monitoramento destas ações. Segundo ela, hoje, o turismo está na preferência mundial como primeira opção de lazer: “Nós temos a certeza da disponibilidade que o turista tem para gastar em seus destinos, o desafio é saber como surpreender e atrair este turista que busca bem-estar em suas viagens”.

A secretária Alda Sandra Barbosa Marques abriu o workshop falando da importância deste Projeto para a cidade e do envolvimento de cada um: “Nós sabemos que o prefeito Dr. Jeová está priorizando o desenvolvimento do turismo em Araxá, cabe a nós agora, descobrir caminhos a serem traçados, para atrair os turistas até a nossa cidade. E para que isso aconteça, precisamos estar envolvidos e comprometidos para que juntos, consigamos alcançar nossos objetivos”, completa.

Na oportunidade, empresários e associações, puderam pontuar algumas dificuldades encontradas por eles, durante a execução das ações do Projeto, entre elas, a criação e a implementação de produtos que se tornem atrativos turísticos. Por este motivo, o SEBRAE irá continuar o seu trabalho, auxiliando essas instituições e formatando novas parcerias para que o turismo seja fomentado em Araxá. O Técnico da Microrregião de Araxá do SEBRAE-MG, Otávio Gomes de Menezes Neto, falou de parcerias que já estão sendo fechadas para somar ao Projeto: “Estamos trazendo um novo consultor a Araxá que irá nos orientar quanto ao projeto arquitetônico da cidade. Quais são os novos espaços que devem ser construídos e de que forma, para que, aos poucos, a cidade seja referência em Turismo de Bem Estar”.



ARAXÁ RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO 4 ESTAÇÕES

Evento reunirá artesanato, cultura e gastronomia no Tauá Grande Hotel nos próximos dias


A equipe organizadora do evento em edições anteriores


Entre os dias 15 a 18 e 22 a 25 de julho, acontecerá mais uma edição do Projeto 4 Estações, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de “Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias” com o apoio do Tauá Grande Hotel Termas & Conventions de Araxá.

O evento é aberto ao público com entrada franca e irá disponibilizar stands com “Produtos da Terra”, entre eles, artesanato, artes plásticas e alimentação. A mostra acontecerá no subsolo do Grande Hotel, permitindo assim, que turistas e moradores da cidade possam conhecer e comprar produtos produzidos na região.

A expectativa é de que esta edição supere a anterior. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que este evento será diferenciado, por causa do período de férias: “Esta é uma oportunidade para aqueles que estão nos visitando e até mesmo passando as férias na cidade. Eles poderão conferir nesta mostra, produtos de qualidade que são produzidos aqui em Araxá”, finaliza.

Os horários abertos à visitação serão de quinta a sábado, das 10h às 20h e domingo das 9h às 15h.

COMTUR e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se mobilizam para que o ICMS turístico seja implantado em Araxá

Alguns critérios ainda precisam ser estabelecidos para regulamentação no SETUR/MG

A Secretária Alda Sandra juntamente com os conselheiros do COMTUR
Na última sexta-feira (16), a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques e membros da secretaria estiveram presentes numa reunião com o presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Eduardo Tannús e outros conselheiros. O objetivo do encontro foi discutir alguns critérios que ainda precisam ser realizados para que Araxá esteja inserida no ICMS Turístico.

Após a regulamentação, o Conselho e Fundo passarão a realizar reuniões em cumprimento das atas exigidas. Este é o primeiro ano do Projeto no estado de Minas e as expectativas são muitas: “Araxá é uma cidade que sai na frente e por isso, está elaborando esse plano para conseguir o ICMS Turístico que ainda não é realidade em nenhuma cidade de Minas”, afirma Alda. A previsão é de que até o início do ano, toda a documentação esteja pronta e a partir de 2012, Araxá já comece a receber as verbas.O ICMS Turístico é uma alternativa da SETUR/MG (Secretaria de Turismo de Minas Gerais) que busca reverter parte da cobrança do ICMS arrecadado no Município em receita, para investimentos que fomentem o turismo na cidade. Para que o Projeto aconteça em Araxá, antes é preciso cumprir alguns critérios, entre eles, a apresentação de atas do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo) e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Segundo o presidente do COMTUR, Eduardo Tannús, os papéis da regulamentação do Conselho estão praticamente prontos, e a partir do momento em que o novo regulamento for aprovado, o Projeto poderá caminhar com mais agilidade: “Estamos correndo atrás para organizar o Conselho porque temos interesse que o turismo de Araxá receba esta verba”, afirma.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques diz que antes é preciso que os conselhos e instituições estejam regulamentados e que a Secretaria irá se mobilizar para que isso aconteça o mais rápido possível: “Tivemos muitos atrasos devido aos papéis e projetos de lei do Convention Visitors & Bureau e COMTUR que estavam desatualizados. Gastamos mais de um ano para regulamentar tudo e ainda, estamos organizando material do COMTUR, por isso, agora temos que nos unir e correr atrás deste tempo que fomos forçados a gastar para a regulamentação das instituições”, completa.

SEVAR acontecerá esta semana

O evento é um dos maiores do interior de Minas Gerais

Nos próximos dias 14 e 15 de julho, acontece em Araxá o Sevar (Super Encontro Varejista) do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento é uma realização da Associação Mineira de Supermercados (Amis) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, o Araxá Convention & Visitors Bureau (AC&VB), a Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL) com a proposta de incentivar os negócios, o relacionamento e a qualificação profissional dentro das empresas.

Para a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, uma oportunidade de qualificar profissionais das redes de supermercado da nossa região e também de outras regiões: “Araxá está inserida no cenário como um dos maiores eventos do Sevar no interior do Estado e por este motivo, a cada ano ganha mais força e mais qualidade na organização e na programação”, completa.


PROGRAMAÇÃO
14/07 (Quarta-feira)
15h30- Workshop “Operação Nota 10 no hortifruti: segurança alimentar e rentabilidade” com Luiz Cláudio dos Santos (diretor da NL Frutas);
17h- Palestra “Os desafios do setor supermercadista nos novos tempos” com Estevam Duarte de Assis (presidente da rede Irmãos Bretas Filhos e Cia. e presidente do Conselho Superior da Amis) e José Nogueira Soares Nunes (sócio-fundador da DMA Distribuidora);
18h45- Abertura Oficial do Evento com diretores da Amis, autoridades e representantes de associações.

15/07 (Quinta-feira)
Tauá Grande Hotel: 10h- Workshop “Negociação para Compradores” com Thulio Fernandes (diretor de Marketing e de Comércio Exterior da rede ABC), e Marcos Augusto Silva (gerente comercial da rede ABC).

Expominas: 10h- Palestra “O novo líder do século XXI” com Sônia Jordão (professora universitária e de pós-graduação e autora de vários livros na área de liderança);
15h30- Palestra “Fazer mais e melhor com menos” com Robson Rodrigues (administrador e consultor de empresas);
16h15- Palestra “Atendimento a partir da excelência, da inovação e da atitude” com Willian Caldas (escritor e apresentador).

Durante os dois dias acontecerá Amostra de Fornecedores até as 22h.
A expectativa é de que cerca de 2 mil empresários participem do encontro que será realizado no Expominas e também no Tauá Grande Hotel. O Sevar é um evento que acontece nas principais regiões do Estado, com o objetivo de apoiar os supermercadistas do interior, promover a qualificação profissional e aumentar a aproximação entre o varejo e a indústria fornecedora.

26ª Festa dos Motoristas de Araxá acontece esta semana

Evento será realizado no Parque de Exposições Agenor Lemos durante 5 dias

A festa será realizada do dia 14 a 18 de julho e é uma organização da Associação dos Devotos de São Cristóvão (Adesc), do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Araxá e festeiros, com o apoio da PMA (Prefeitura Municipal de Araxá) através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias.

Segundo a vice-presidente da Adesc, Nilza Franco Osme, este é o momento em que os motoristas têm para agradecer e pedir proteção nas estradas: “O dia 25 de julho que é o dia de São Cristóvão é comemorado na Festa dos Motoristas para que os profissionais tenham a oportunidade de confraternizarem com seus amigos e vivenciarem um momento de devoção”, afirma.

Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, a Festa é um acontecimento tradicional que deve ser preservado e superar expectativas a cada ano: “A Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias faz questão de apoiar um evento como este que é tradição há mais de 20 anos, movimentando e resgatando valores entre os participantes”, completa.

Este ano, cerca de 30 mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de evento e a expectativa é de que em média, 3 mil litros de óleo sejam arrecadados. Além da programação e das atrações, o evento será marcado pelo sorteio, no domingo, de uma carreta de prêmios da rede Eletrosom entre os participantes.

Uma estrutura completa será montada com praça de alimentação, parque de diversão, shows, missa de bênção, bares, barracas, apresentações com manobras radicais com a equipe Domínio Vertical, e, estandes com produtos voltados para os motoristas. O camarote Bezerrão também será um novo atrativo do evento durante e após os shows.

A tradicional carreata acontece no domingo, saindo do Samburá às 9h da manhã.

1° FESTCINE ARAXÁ DEVE ACONTECER EM DEZEMBRO

Reunião com diretores de associações é o primeiro passo para o grande evento

A secretária Alda Sandra ao lado da produtora executiva Débora Torres e dos presidentes de associações

Programado para o início de dezembro, o Festival de Cinema de Araxá foi pauta de uma das reuniões desta segunda-feira (05) de julho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias. A secretária Alda Sandra Barbosa Marques, recebeu a diretora cinematográfica e produtora executiva do FestCine Goiânia, Débora Torres, juntamente com a Presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau Júnia Detoni, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araxá) Marcio Farid, o responsável pelo SEBRAE-Araxá Otávio Gomes, o presidente da Associação do Circuito da Canastra Leonardo Santos, o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) Júlio Mário da Silva e o presidente da FCCB (Fundação Cultural Calmon Barreto) Walter Ogawa.

Para Alda Sandra, este evento é um marco para a cidade e irá contribuir com a divulgação do Turismo e da Cultura em todo o Brasil, já que o evento é de porte nacional com pré-acordo de uma produção de um filme em Araxá para ser exibido no Brasil e também na Europa. “O evento tem o apoio da Prefeitura e com certeza contará com fortes parcerias, tornando a cidade de Araxá, um dos roteiros mais importantes em Festival de Cinema”, completa a secretária.

O objetivo do 1º FestCine Araxá é fortalecer o turismo e a cultura da cidade através do cinema. O evento reunirá produtores, diretores, artistas, autoridades e demais segmentos envolvidos na indústria cinematográfica e meio ambiente, além do público participante. Na programação serão realizadas mostras competitivas de longas-metragens brasileiros. Paralelas à competição, diversas atividades acontecerão com exibição de filmes; encontros; debates; oficinas; seminários e foros de discussões, tendo como pauta as principais questões que o cinema enfrenta atualmente como políticas de apoio, incentivos, distribuição e estética.

Na oportunidade, os representantes de cada instituição, puderam discutir parcerias, definir datas e verbas para o evento. O presidente da ACIA Marcio Farid acredita que o Festival também poderá estar dentro da programação do Natal. Para ele, o evento não deve acontecer isoladamente, e sim, se tornar uma programação fixa no calendário da cidade. Segundo Júlio Mário da Silva, presidente da CDL, as entidades precisam se unir para que a realização do evento aconteça. Ele afirma que o FestCine é importante não só num aspecto cultural, como também, comercial da cidade: “Teremos importantes artistas aqui. Araxá tem um nome forte e pode atrair ainda mais a população, movimentando todos os setores da cidade”, completa.



AÇOUGUES DE ARAXÁ TERÃO CONSULTORIA

Cerca de 20 comerciantes estiveram presentes na inauguração do Projeto


Comerciantes levantam dificuldades de regulamentação com o Prefeito Dr. Jeová e com a Secretária Alda Sandra

Na última quarta-feira (7) de julho, proprietários e funcionários de casas de carnes e supermercados estiveram presentes no CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador) para receberem orientações quanto à manipulação de carnes e ao espaço físico dos açougues. O Projeto é uma parceria entre PMA (Prefeitura Municipal de Araxá) através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, do departamento de Vigilância da Saúde de Araxá e também do SEBRAE Araxá. O trabalho será feito em três etapas, onde, num primeiro momento, quatro profissionais: um engenheiro de segurança, um técnico de segurança, um fisioterapeuta e um biomédico visitarão cada açougue e farão um relatório do que deve passar por adequação, depois, será estabelecido um prazo entre Vigilância e açougue para readaptar e modelar os estabelecimentos e, num terceiro momento, a inspeção e vistoria.

A coordenadora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maria Célia de Castro afirma que haverá inspeção em todos os estabelecimentos, mas, antes, acontecerá uma visita de cunho educativo para orientar esses profissionais. Segundo ela, esse processo garante qualidade e segurança ao consumidor: “Nós da Vigilância temos uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que a população consome”.

Para o prefeito, este trabalho precisa acontecer, mas, de acordo com as condições de cada açougue: “É preciso antes que seja feito um trabalho de conscientização, pois, os açougues já foram construídos e precisam se adequar aos poucos. Nós daremos todo o apoio que os comerciantes precisarem para regularizar seus estabelecimentos”, completa.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que este Projeto irá contribuir com a melhoria da qualidade sem prejudicar os comerciantes. Segundo ela, a iniciativa foi interessante porque os vigilantes vão inspecionar, mas, sem multas e interdição: “Desta forma, daremos a oportunidade àqueles que estão irregulares de melhorarem suas condições”.

4 ESTAÇÕES COMEMORA SUA 6ª EDIÇÃO

Artesãs e artesãos estiveram na Prefeitura para fazer um balanço do Projeto
Na oportunidade, o prefeito recebeu uma cesta de artesanatos como forma de agradecimento pelos investimentos que a PMA tem feito no setor

Na última segunda-feira (06) de julho, o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias Alda Sandra Barbosa Marques, receberam cerca de 20 artesãs e artesãos para fazer um balanço do Projeto “4 Estações” que completou sua 6ª edição em junho.

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, o “4 Estações” envolve em média, 50 representantes do artesanato, além de doces, cachaças, artes plásticas e também, gastronomia e tem o objetivo de divulgar e comercializar os produtos produzidos na região.

A cada “Edição” o projeto conquista mais pessoas e amplia as oportunidades dos artesãos no mercado varejista. Na oportunidade, a secretária Alda Sandra falou da organização e das parcerias que possibilitaram a realização do Projeto: “O Turismo de Araxá precisa desta união para conseguir se desenvolver ainda mais, gerando resultados positivos como o 4 Estações”.
Além de pontuar as edições já realizadas, os presentes homenagearam o prefeito com uma cesta de produtos de Araxá. Ele agradeceu e reforçou que este projeto terá o seu apoio no calendário de eventos da cidade: “Nós fazemos questão de dar continuidade a um projeto tão representativo para os moradores e também os turistas que visitam Araxá. Este Projeto é parte de um produto turístico para ser inserido em nosso destino”, completa.

PMA recebe o Embaixador Geral da República Argentina

Consulado argentino se reuniu com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias e CDL Araxá
A secretária Alda Sandra ao lado do embaixador Ramon Villagra, do cônsul Pablo de Angelis e dos diretores da CDL

Na última quinta-feira (1º) de Julho, o Embaixador Geral da República Argentina em Belo Horizonte Ramon Villagra Delgado e o Cônsul Adjunto Pablo Antonio de Angelis, estiveram em Araxá com o objetivo de estreitar os laços quanto à procura e oferta pelo intercâmbio entre o estado de Minas Gerais e a Argentina.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, recebeu os representantes juntamente com os diretores da CDL Araxá (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá) Wagner de Freitas, Pedrinho da Mata e Fernando de Lima Pereira Ribeiro. Segundo ela, essa troca de experiências é de extrema importância e, por isso, já firmou uma parceria com líderes do SEBRAE MG, do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), do Araxá Convention & Visitors Bureau e da Associação do Circuito da Canastra para marcar presença no evento que acontecerá em Belo Horizonte no próximo dia 17 de setembro, no ACCOR HOTELS MERCURE, onde cerca de 40 operadoras turísticas argentinas representarão oficialmente o Ministério do Turismo da Argentina.

Segundo Alda Sandra, Araxá precisa estabelecer maior contato com países vizinhos, como forma de estreitar relacionamento comercial, tecnológico e principalmente no desenvolvimento do turismo regional: “A Prefeitura e a CDL têm grande interesse neste intercâmbio socioeconômico e turístico e se mobilizarão para participar com qualidade desta rodada de negócios em Belo Horizonte, afinal a Gestão do Dr. Jeová tem direcionado grandes esforços e investimentos na sedimentação da indústria turística de Araxá e região, e a CDL tem se mostrado um importante parceiro”, afirma a Secretária.

Anualmente, cerca de 800 mil turistas brasileiros viajam para a Argentina durante todo o ano. Para o Cônsul, este número é bastante significativo e é preciso que se crie um relacionamento mais estreito nas áreas culturais, educacionais, de desenvolvimento econômico e principalmente turístico entre os países, até porque o Brasil recebe um número expressivo de turistas argentinos: “O contato pessoal entre operadores e agências de turismo é essencial para se estabelecer um relacionamento mais próximo, com troca de informações de locais e pessoas que se conhecem e se confiam”, completa.

Entre os focos principais deste intercâmbio, está o aumento da permanência dos turistas em seus destinos, atraindo-os para o interior do Brasil através da oferta de novos roteiros com maior acesso ao entretenimento, à cultura, à gastronomia e também, ao comércio. A proposta é aproveitar a vinda do turista argentino às praias brasileiras e aos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão envolvidos com o turismo de negócios, e oferecer novas alternativas de bem-estar que é comum às cidades do interior de Minas Gerais.