quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escola Emprego é realidade em Araxá

Mais de 150 adolescentes já conquistaram sue primeiro emprego através do Projeto


Na próxima sexta-feira (1º) mais uma turma de 23 alunos estarão ingressando no mercado de trabalho. Oportunidade esta que jovens e adolescentes de todo o país gostariam de ter. O Escola Emprego é um projeto da Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias e já encaminhou mais de 150 adolescentes  às quase 50 empresas cadastradas no Programa. Esta é a 4ª edição do Escola Emprego que visa inserir jovens e adolescentes  cursando o 2º e 3º ano do ensino médio, com idade de 16 a 21 anos completos que ainda não trabalharam e frequentem assiduamente as escolas. O Projeto é realizado em três etapas, sendo elas, a seleção nas escolas, o treinamento feito por profissionais servidores públicos e a terceira etapa que é a contratação. A viabilização se dá através da lei Municipal nº 5.517,  1º de julho de 2009 embasada na lei Estágio de Estudante, nº 11.788, 25 de setembro de 2008 onde a Prefeitura paga 1/3 do salário mínimo mais 13º e férias proporcionais aos bolsista durante um período de 3 meses de estágio. Caso, o jovem seja contratado posteriormente, as despesas contratuais passam a ser assumidas pela empresa responsável.

Isabela Rodrigues é uma das contratadas e está ansiosa para iniciar o seu trabalho em uma loja de roupas. Sua contratação inicial será por um período de 90 dias, mas suas expectativas e planos para este primeiro emprego vão além: “Gosto muito da área de vendas, onde vou atuar. Eu pretendo continuar na empresa após o período de experiência e futuramente quero cursar jornalismo ou psicologia, já que tenho mais facilidade para trabalhar com pessoas”, completa.

Segundo a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, o Escola Emprego além de preparar o adolescente para o mercado de trabalho, incentiva-o quanto à importância da educação para o desenvolvimento da cidade: “Estes alunos hoje estão tendo a oportunidade de experimentarem o mercado de trabalho com uma visão futurista porque eles ainda poderão optar por suas carreiras profissionais. O Projeto é altamente relevante porque amanhã serão estes jovens que decidirão o futuro das organizações onde irão trabalhar”, completa.


Alunos da 4ª edição do Escola Emprego durante treinamento realizado por servidores públicos 

Salão da ABAV Mineira poderá acontecer também em Araxá

O empresário Mário Penna, a vice-presidente da ABAV Mineira Marta Rocha, a secretária Alda Sandra e o presidente José Mauricio

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques e o empresário Mário Penna estiveram em Belo Horizonte neste mês de setembro durante a realização do Salão do Turismo, evento realizado pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Além da participação no evento, a proposta desta visita à capital teve como objetivo fazer contatos com o presidente da Associação José Maurício de Miranda Gomes e a vice-presidente Marta Rocha, com o objetivo de captar eventos turísticos para a cidade de Araxá.
O Salão que atualmente é realizado em algumas cidades de Minas poderá também ser realizado em Araxá já no próximo ano. O evento reúne especialistas no assunto para discutir problemas e soluções para o turismo local e regional, onde empresários, agentes de viagens e setores que atendem diretamente o turista possam se atualizar com o mercado, descobrindo novos espaços e divulgando o trabalho turístico nas cidades do interior através de exposições e palestras.
A secretária Alda Sandra afirma que o encontro foi positivo e diz que vai trabalhar muito ainda para que este evento aconteça: “Nossa proposta é trazer ao Trade Turístico e aos empresários de Araxá e região mais conhecimento, mais informação e atualização. É através destes eventos que temos a oportunidade de fazermos contatos e vendermos os atrativos turísticos que Araxá oferece ao turista que busca negócios sem deixar de lado o lazer, o descanso, a boa culinária e o bem estar”, afirma.
O presidente José Maurício está otimista com a proposta: “Araxá é uma cidade que respira turismo, que tem potencial e que está investindo nisso e a ABAV com certeza estará presente nesta cidade, participando do crescimento e desenvolvimento do seu turismo juntamente com a Prefeitura, a Secretaria de Turismo, o Trade e as instituições que estão envolvidas neste trabalho”.
Novos encontros serão realizados para fechar parcerias e possibilitar a realização do evento. A expectativa é de que ele aconteça anualmente no mês de abril.