segunda-feira, 16 de agosto de 2010

AÇOUGUES DE ARAXÁ TERÃO CONSULTORIA

Cerca de 20 comerciantes estiveram presentes na inauguração do Projeto


Comerciantes levantam dificuldades de regulamentação com o Prefeito Dr. Jeová e com a Secretária Alda Sandra

Na última quarta-feira (7) de julho, proprietários e funcionários de casas de carnes e supermercados estiveram presentes no CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador) para receberem orientações quanto à manipulação de carnes e ao espaço físico dos açougues. O Projeto é uma parceria entre PMA (Prefeitura Municipal de Araxá) através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, do departamento de Vigilância da Saúde de Araxá e também do SEBRAE Araxá. O trabalho será feito em três etapas, onde, num primeiro momento, quatro profissionais: um engenheiro de segurança, um técnico de segurança, um fisioterapeuta e um biomédico visitarão cada açougue e farão um relatório do que deve passar por adequação, depois, será estabelecido um prazo entre Vigilância e açougue para readaptar e modelar os estabelecimentos e, num terceiro momento, a inspeção e vistoria.

A coordenadora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maria Célia de Castro afirma que haverá inspeção em todos os estabelecimentos, mas, antes, acontecerá uma visita de cunho educativo para orientar esses profissionais. Segundo ela, esse processo garante qualidade e segurança ao consumidor: “Nós da Vigilância temos uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que a população consome”.

Para o prefeito, este trabalho precisa acontecer, mas, de acordo com as condições de cada açougue: “É preciso antes que seja feito um trabalho de conscientização, pois, os açougues já foram construídos e precisam se adequar aos poucos. Nós daremos todo o apoio que os comerciantes precisarem para regularizar seus estabelecimentos”, completa.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que este Projeto irá contribuir com a melhoria da qualidade sem prejudicar os comerciantes. Segundo ela, a iniciativa foi interessante porque os vigilantes vão inspecionar, mas, sem multas e interdição: “Desta forma, daremos a oportunidade àqueles que estão irregulares de melhorarem suas condições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário