segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Artesãs recebem certificado

O curso de capacitação para Cooperativa de bijuteria e artesanato treinou cerca de 20 artesãs


A secretária Alda Sandra falando sobre a importância da união para que as artesãs consigam montar a cooperativa

Nesta última sexta-feira (26), aconteceu a solenidade de entrega de certificados para artesãs que realizaram o curso de capacitação para Cooperativa de bijuteria e artesanato. O projeto foi uma realização do SINE-MG (Sistema Nacional do Emprego) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. O curso foi realizado durante cerca de 40 dias e teve duas etapas, sendo elas a parte prática de aprendizado e também a parte teórica que visou orientar às participantes sobre as normas do cooperativismo.

A aluna e bordadeira Eloísa Paulínio da Silva comemora o aprendizado. Segundo ela, é preciso sempre fazer novos cursos para aprender novas técnicas e aperfeiçoar seu conhecimento, além disso, esta foi uma forma de reunir pessoas com o mesmo objetivo e visualizar um novo projeto, já que a proposta é montar agora uma cooperativa entre as participantes: “O curso foi muito produtivo. Com ele, esperamos ter uma nova oportunidade no mercado lançando nossa própria cooperativa”, afirma.

No encerramento, a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos que a Secretaria apóia, valorizando o artesanato de Araxá: “Nós temos o 4 estações, entre outros projetos, onde as artesãs poderão expor e comercializar seus trabalhos e temos também receberem o apoio que elas buscam para inserção no mercado. Cabe a elas se unirem para que essa cooperativa aconteça”, completa a secretária.

O curso teve a duração total de 160 horas e contou com o apoio da instrutora Evani Kipgen através de uma parceria com o ICBE (Instituto Cultural Boa Esperança). “As parcerias foram muito importantes para que pudéssemos realizar este curso e foi um desafio maravilhoso poder mostrar os benefícios que o artesanato traz ao ser humano. O trabalho de todas é feito com muito carinho e capricho e isto pode ser reconhecido na medida em que elas começarem a comercializar as peças, recebendo um retorno financeiro e também emocional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário