quarta-feira, 9 de março de 2011

SEBRAE E PMA REALIZAM MISSÃO TÉCNICA A CURITIBA


O prefeito Dr. Jeová esteve na capital juntamente com a Secretária Alda Sandra, o técnico do Sebrae Otávio Gomes, e representantes da Prefeitura e de instituições da cidade

Na última quarta-feira (08), o SEBRAE MG (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) juntamente com a Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias estiveram presentes em Curitiba para realizar uma missão técnica buscando mais conhecimento e interação com o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

Em apresentação à comitiva, a arquiteta e assessora de relações externas Liana Vallicelli falou do trabalho que está sendo realizado há 45 anos pelo Instituto. Segundo ela, o projeto de calçadão na cidade foi implantado na década de 70 e a receptividade foi muito boa: “Em paralelo ao projeto realizamos um trabalho com os comerciantes e prédios de patrimônio histórico cultural localizados na região central, buscando oferecer ao pedestre atividades que permitissem a continuidade de frequentar o centro com mais liberdade para caminhar, ver vitrines e realizar atividades”.

Curitiba é cidade modelo na implementação de calçadões e recebe missões frequentemente do Brasil e também do exterior. O presidente do Instituto Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida falou da importância de Araxá nesta visita técnica não somente como forma de aprendizado como também para a troca de experiências: “Nós sabemos que Araxá é uma cidade turística e temos muito a aprender com vocês. Essa é uma troca de experiências que podemos ir fazendo ao longo das obras da cidade. Os que precisarem na parte técnica podem contar conosco”, afirmou o presidente.

Segundo o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa a viagem foi muito importante para conhecer as dificuldades e os problemas que se enfrentam quando se inicia uma grande obra: “Nós sabemos da resistência das pessoas com o novo, mas, é preciso coragem para enfrentar os desafios até porque a Revitalização Central e a criação de um calçadão trarão benefícios que futuramente permitirá a consolidação do turismo e o aumento do fluxo de pedestres no centro da cidade. Poderemos criar diversas ações para que o centro de Araxá se torne um local interessante e diferenciado”. Segundo o prefeito, reuniões estão previstas para discussões do que foi visto e poderá ser executado em Araxá. Um exemplo é a criação do Instituto que se tornou uma referência na cidade de Curitiba e hoje é referência em desenvolvimento.

Para a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, este é um trabalho que precisava ser realizado para aproximar as pessoas desta obra e mostrar os benefícios que acontecerão em Araxá: “Nós precisamos trabalhar a Revitalização Central de Araxá como um projeto que trará melhoramentos para a cidade tanto no aspecto visual como também na parte econômica. O turista quando viaja busca lugares bonitos e agradáveis para caminhar e o Centro de Araxá poderá ser um dos maiores atrativos que teremos”, afirma a secretária.

O consultor do SEBRAE Araxá Otávio Gomes de Menezes Neto afirma que é preciso investir em missões para conhecer o que pode ser feito na nossa cidade. Segundo ele, o envolvimento de representantes de instituições no projeto é imprescindível para o sucesso. “Nós precisamos fazer missões para aprender, compartilhar experiências e trocar informações e esta com certeza foi uma viagem que nos deu embasamento e abriu a nossa mente para futuros projetos”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário