quarta-feira, 9 de março de 2011

Araxá sediará um dos maiores eventos de café do Brasil


O 7º Simpósio de Pesquisa dos Cafés no país já tem data definida


Esta semana estiveram reunidos em Araxá parte da equipe organizadora do evento com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias Alda Sandra Barbosa Marques. Na oportunidade foram feitos alguns ajustes para o evento cujo tema será “Articulação em Redes de Pesquisa e Novas Fronteiras do Conhecimento”  que tem a proposta de unir esforços para o avanço da cadeia do agronegócio café tendo em vista o aumento da competitividade da cafeicultura brasileira sem perder de vista a sustentabilidade, a preservação ambiental, o desenvolvimento dos agricultores familiares e o resgate da cidadania pelo exercício da intelectualidade.
Esta é a 7ª edição do Simpósio que pela primeira vez será realizado em Araxá. O evento está marcado para acontecer no Tauá Termas e Convention entre os dias 22 a 25 de agosto deste ano com a organização da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Ufla (Universidade Federal de Lavras) e UFV (Universidade Federal de Viçosa) e co-organização da Embrapa Café.
A expectativa é de que cerca de mil pessoas entre pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, produtores agrícolas interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral participem do evento. Além disso, espera-se que sejam apresentados em média 500 trabalhos científicos na área.
Segundo a organização, o evento é uma oportunidade de reunir a comunidade científica e os diversos setores do agronegócio café para identificação de demandas e formação de parcerias estratégicas.
Para a secretária Alda Sandra este é mais um evento que contribuirá com a inserção de Araxá no circuito de eventos nacionais, além de fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. “Sabemos da importância deste evento para Araxá visto que o produto café hoje é bastante difundido em todo o mundo e teremos a participação de pessoas de diversas partes do Brasil e até mesmo do exterior. Outro ponto favorável é que Araxá também produz o café e o Simpósio com certeza trará orientações e mais profissionalização para os nossos produtores”, afirma a secretária.
Durante a programação acontecerá palestras, mini-cursos para atualização tecnológica e painéis de discussão de temas relevantes para a pesquisa, com a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio para a discussão de diversos temas de destaque na atualidade cafeeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário