segunda-feira, 16 de agosto de 2010

COMTUR e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se mobilizam para que o ICMS turístico seja implantado em Araxá

Alguns critérios ainda precisam ser estabelecidos para regulamentação no SETUR/MG

A Secretária Alda Sandra juntamente com os conselheiros do COMTUR
Na última sexta-feira (16), a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques e membros da secretaria estiveram presentes numa reunião com o presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Eduardo Tannús e outros conselheiros. O objetivo do encontro foi discutir alguns critérios que ainda precisam ser realizados para que Araxá esteja inserida no ICMS Turístico.

Após a regulamentação, o Conselho e Fundo passarão a realizar reuniões em cumprimento das atas exigidas. Este é o primeiro ano do Projeto no estado de Minas e as expectativas são muitas: “Araxá é uma cidade que sai na frente e por isso, está elaborando esse plano para conseguir o ICMS Turístico que ainda não é realidade em nenhuma cidade de Minas”, afirma Alda. A previsão é de que até o início do ano, toda a documentação esteja pronta e a partir de 2012, Araxá já comece a receber as verbas.O ICMS Turístico é uma alternativa da SETUR/MG (Secretaria de Turismo de Minas Gerais) que busca reverter parte da cobrança do ICMS arrecadado no Município em receita, para investimentos que fomentem o turismo na cidade. Para que o Projeto aconteça em Araxá, antes é preciso cumprir alguns critérios, entre eles, a apresentação de atas do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo) e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Segundo o presidente do COMTUR, Eduardo Tannús, os papéis da regulamentação do Conselho estão praticamente prontos, e a partir do momento em que o novo regulamento for aprovado, o Projeto poderá caminhar com mais agilidade: “Estamos correndo atrás para organizar o Conselho porque temos interesse que o turismo de Araxá receba esta verba”, afirma.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques diz que antes é preciso que os conselhos e instituições estejam regulamentados e que a Secretaria irá se mobilizar para que isso aconteça o mais rápido possível: “Tivemos muitos atrasos devido aos papéis e projetos de lei do Convention Visitors & Bureau e COMTUR que estavam desatualizados. Gastamos mais de um ano para regulamentar tudo e ainda, estamos organizando material do COMTUR, por isso, agora temos que nos unir e correr atrás deste tempo que fomos forçados a gastar para a regulamentação das instituições”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário