segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reurbanização central de Araxá

PMA e CBMM fecha parceria para iniciar as obras da reurbanização da Antônio Carlos e Olegário Maciel

Da esquerda para a direita, a arquiteta Cíntia Honorato, a secretária Alda Sandra, as arquitetas Letícia Carneiro, Laura Penna e o responsável pelo projeto Gustavo Penna, o prefeito Jeová Moreira da Costa e o diretor administrativo da CBMM Antônio Gilberto

Na manhã da última quinta-feira (23), o prefeito Jeová Moreira da Costa juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, o engenheiro, Gustavo Penna e parte de sua equipe, se reuniram com o diretor administrativo da CBMM, Antônio Gilberto. A reunião foi realizada com o objetivo de apresentar à Mineradora a proposta de reurbanização da Av. Antônio Carlos e parte da Olegário Maciel, projeto este que irá reestruturar e valorizar os espaços históricos, arquitetônicos e comerciais instalados na área central da cidade. A empresa já fechou parceria e está apoiando o Projeto.

Para o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa esta realização marca o início de um ideal que é fazer de Araxá uma cidade melhor: “Araxá com certeza, a partir de agora será vista com novos olhares. Com essa parceria fechada nós já poderemos iniciar as obras e esperamos que no final de 2011 esse projeto tão importante seja inaugurado”, afirma o prefeito.

A secretária Alda Sandra Barbosa Marques, acredita que esta parceria vem fortalecer um trabalho que já vinha sendo realizado anteriormente e que faz parte das prioridades do plano de governo da administração 2009/ 2012: “Esse trabalho é de uma equipe que quer ver Araxá crescer, se desenvolver e atrair a cada dia, empresas e turistas interessados em investir na cidade”, completa a secretária.

Lançamento Oficial do Projeto
Na tarde da sexta-feira o projeto foi lançado oficialmente às autoridades, empresários, representantes de classes e instituições. Na oportunidade o prefeito Jeová Moreira da Costa, a secretária de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Parcerias Alda Sandra, o secretário de Desenvolvimento Urbano João Bosco Borges, o presidente da Câmara Carlos Roberto Rosa e autoridades falaram sobre a concretização desse sonho.

O arquiteto responsável pelo projeto e por renomadas obras como a da revitalização do lago da Pampulha, Gustavo Penna, afirma que a partir desta realização, Araxá passa por um momento de transformação: “Temos à frente deste projeto anseios de uma sociedade com novos hábitos, novos desejos, por isso, precisamos estudar formas de levar comodidade aos moradores e pessoas que freqüentam a cidade”, completa. Segundo Gustavo, sua paixão pela cidade é antiga e por este motivo, o carinho foi redobrado na hora de estruturar a proposta: “Eu e minha equipe pesquisamos minuciosamente casarões e estabelecimentos comerciais centrais, buscando valorizar elementos essenciais na história da cidade. Foi aqui que o meu pai trabalhou. Eu tenho uma relação muito especial com Araxá e quero fazer o melhor para preservar a cultura da cidade, traduzindo o que há de melhor na cidade que são as águas e o minério”, afirma o arquiteto.

Antônio Carlos e Presidente Olegário Maciel




Na avenida Antônio Carlos, a reurbanização vai contemplar e valorizar a calçada, possibilitando uma melhor movimentação central para os pedestres. A calçada que se inicia na Igreja Matriz termina com um espelho d’água e no seu subsolo um teatro. Já na rua Presidente Olegário Maciel, o primeiro quarteirão será transformado em um calçadão onde as pessoas poderão transitar tranquilamente, fazerem suas compras e até mesmo vivenciar um momento de lazer e descontração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário